Harmonização facial

A imagem mostra uma mulher branca, de cabelos escuros, centralizada. Ela está de cabelo preso em um fundo branco. Suas duas mãos tocam delicadamente o seu rosto, que possui linhas brancas pontilhadas na testa, abaixo do olho direito e na linha da mandíbula.

O que é harmonização facial?

A harmonização facial é um conjunto de técnicas não-cirúrgicas, realizadas através de aplicações de preenchedores para promover um equilíbrio nos traços de toda a área do rosto. Esse efeito ocorre ao criar uma harmonia entre volume, ângulo e formato.

O tratamento consiste em aumentar, diminuir e corrigir tamanho e forma das diferentes partes da face (nariz, boca, bochechas etc.). O objetivo é gerar uma proporcionalidade integral sem perder as características individuais de cada pessoa. Além da simetria, a harmonização facial também pode ser usada para atenuar rugas e diminuir olheiras.

Como funciona o processo de harmonização facial?

A pessoa que busca uma harmonização facial deve, primeiramente, procurar um médico capacitado para fazer uma avaliação. O profissional irá verificar a face do paciente, a fim de compreender qual método e protocolo adotar, atendendo os objetivos e preservando as singularidades de cada pessoa.

Na Clínica da Dra. Jéssica Fedrigo, a avaliação das características do rosto de cada paciente é feita utilizando uma técnica moderna chamada MD Codes™. Esta técnica realiza um mapeamento da face por meio de pontos-chave para a harmonização facial.

O que é MD Codes™?

MD Codes™, a abreviação da sigla Medical Codes, é uma técnica de mapeamento de pontos específicos no rosto para a realização da harmonização facial. Esse procedimento permite que sejam atingidos resultados naturais superiores, com uma aparência exibindo traços mais joviais e equilibrados. O protocolo foi desenvolvido pelo cirurgião plástico brasileiro Maurício de Maio, e é utilizado em diversos países ao redor do mundo.

Como é o tratamento?

A realização da harmonização facialé geralmente feita através de aplicações de ácido hialurônico em um ponto que precise de “correção”. Os locais mais comuns para as injeções da substância são aqueles que podem equilibrar os contornos, como a mandíbula, para aumentar o ângulo, tornando-a mais proeminente. E, também, nas maçãs do rosto, buscando aumentar sua projeção ou defini-las.

O nariz também pode ser harmonizado com o resto da face. As aplicações costumam ser feitas visando elevar ou rebaixar a ponta, e alinhar ou aumentar o dorso. Os lábios recebem injeções para torná-los simétricos e volumosos.

Qual o objetivo do tratamento da harmonização facial?

Por conta das singularidades nos traços de cada pessoa, o procedimento tem objetivos específicos para cada paciente. Porém, pode-se afirmar que, em um âmbito geral, o objetivo é o de promover uma simetria dos traços, ao mesmo tempo que mantém a naturalidade e a singularidade de cada rosto.

Quanto tempo duram os resultados da harmonização facial?

No geral, os resultados das harmonizações faciais realizadas com ácido hialurônico duram até 20 meses. Após este período, o paciente deve retornar para sessões de manutenção.

Como é a recuperação?

Após a sessão de aplicação, o paciente já pode seguir com suas atividades cotidianas normalmente, porém, é necessário respeitar algumas indicações médicas para maximizar os efeitos da harmonização.

Recomenda-se que o paciente não se exponha ao sol o local onde o procedimento foi feito, pois esta ação poderia prejudicar os resultados. Além disso, massagens não devem ser realizadas, pois podem espalhar a substância para outras regiões.

Os primeiros resultados já podem ser vistos logo depois da sessão, apesar do rosto apresentar um leve inchaço nas regiões em que o produto foi aplicado. O paciente pode notar também o surgimento de alguns pequenos hematomas, que, geralmente, somem completamente em alguns dias.

Qual o valor do tratamento?

Só é possível determinar o valor da harmonização facial através de uma avaliação médica específica. Nesta avaliação, o médico irá analisar todas as questões variáveis em relação ao procedimento e os objetivos do paciente para, assim, definir o melhor protocolo a ser seguido.

Cada um precisará de determinado número de sessões e o emprego de uma técnica apropriada. Por isso, é muito importante que uma avaliação médica seja feita, além de ser a única maneira de determinar um valor adequado para a harmonização facial.

Agende sua avaliação