Remoção de tatuagem

Uma mulher branca, de cabelo castanho-escuro está sentada sobre sua cama. Ela está usando uma camisa branca de mangas longas, que estão dobradas até seu cotovelo. A mulher toca seus cabelos com o braço esquerdo, mostrando à câmera seu antebraço com uma grande tatuagem de flor.

O que é remoção de tatuagem?

A remoção de tatuagem é um procedimento feito para restaurar o tom original da pele em um local onde haja uma pigmentação artificial. A remoção é feita por meio do laser colimado, ou seja, focado em um ponto determinado, não atingindo regiões que não sejam aquelas definidas como alvo, o que garante mais segurança à pele do paciente.

Como é feita a remoção de tatuagem?

Antes do procedimento, o paciente deverá passar por uma avaliação de um médico, para que a pele pigmentada seja avaliada. Após o aval do médico, o procedimento de remoção da tatuagem tem início. Ele é feito com a plataforma Spectra™ XT, que possui uma das tecnologias a laser mais avançadas do mundo.

Esse aparelho trabalha realizando o mapeamento da região que contém o pigmento e disparando seus feixes de luz diretamente sobre ele, preservando os tecidos adjacentes. Através da ponteira colimada e do modo High Energy, que utiliza um laser pulsado ultra rápido com onda de 532 nano milímetros, o Spectra™ XT fraciona a pigmentação da área com um raio focado diretamente no local do desenho.

Com esta ação, o corpo, através de uma resposta natural, é capaz de absorver as pequenas partículas, diminuindo progressivamente a visibilidade da tatuagem, sessão após sessão.

Quais cuidados tomar após a sessão de remoção de tatuagem?

Após a sessão de remoção, o paciente deve adotar alguns cuidados por um período de 10 a 15 dias para obter resultados mais eficazes. Entre eles, evitar a exposição solar da área tratada, e caso esta ocorra, um protetor solar deve ser aplicado sobre a região. O médico também recomendará o uso de pomadas cicatrizantes e a higienização com sabonetes neutros.

Quanto tempo dura cada sessão?

Cada sessão com o Spectra™ XT leva em torno de 30 minutos e o intervalo entre elas é de 40 a 60 dias.

É possível remover tatuagens coloridas?

Sim. Tatuagens de todas a cores podem ser removidas. A única questão fica por conta de pacientes com a pele branca, que possuam desenhos com tons muito claros, como o amarelo. Nos casos de tatuagens com esta coloração, o médico precisará avaliar se serão necessárias sessões complementares.

Isso ocorre porque a tecnologia do Spectra™ XT foca diretamente no pigmento e, em tons mais claros, podendo haver dificuldade no mapeamento da coloração que não é a natural da pele.

Tatuagens em peles negras também podem ser removidas?

Atualmente, os aparelhos modernos a laser, como o Spectra™ TX, são capazes de fazer a remoção de tatuagens em qualquer fototipo, ou seja, qualquer tonalidade de pele.

Assim como pigmentos claros em peles claras, o laser pode precisar de algumas sessões a mais para fazer a remoção de tatuagens em peles negras. Isso ocorre, pois, a tecnologia de mapeamento funciona através do contraste entre a coloração do desenho e o tom de pele.

A remoção de tatuagem causa dor?

O processo de remoção de tatuagens não é completamente indolor, mas, com o uso do laser Spectra™ XT, que é pulsado em velocidades altíssimas, as sessões são muito mais rápidas e, assim, causam menor desconforto. Em pacientes cuja sensibilidade da pele seja alta, o médico poderá optar pela administração de um anestésico tópico para garantir mais conforto e tranquilidade durante as sessões.

Quantas sessões são necessárias para a remoção de tatuagem?

Como cada tatuagem possui características únicas como tamanho, cor, preenchimento e a região em que está localizada, é necessária uma avaliação médica para definir quantas sessões serão necessárias para a remoção completa do desenho. Caso a tatuagem tenha um pigmento que seja de coloração parecida com a pele do paciente, podem ser necessárias mais sessões.

Qual o valor para remoção de tatuagem?

Agende sua avaliação