11 de fevereiro de 2021

5 dicas para cuidar da pele no outono

A imagem mostra uma mulher branca de cabelo castanho-claro, com a cabeça levemente inclinada para a direita, sorrindo em meio a diversas folhas amarelas de uma árvore. A mulher está usando um camisa xadrez e um casaco vermelho por cima.

Quem pensa que os cuidados com a pele levam em conta apenas o seu tipo, está muito enganado. As estações também exercem forte influência sobre a forma como você cuida do seu rosto e do seu corpo. No outono, por exemplo, a pele passa por algumas mudanças, muitas vezes, ficando ressecada e sem brilho. Pensando nisso, separamos 5 dicas para manter a hidratação e a beleza, mesmo em épocas mais frias. Confira!

1. Adicione Vitamina C à sua dieta

A Vitamina C tem alto poder antioxidante, atua na melhora da síntese de colágeno e elastina – que promovem a firmeza e a elasticidade da pele, limitam o dano causado pelos radicais livres e ainda previnem os sinais do envelhecimento dos tecidos.  Hoje, existem diversos produtos que contam com essa substância em sua composição, mas incluí-la na sua dieta continua sendo uma alternativa bastante eficaz.

Em geral, todas as frutas e verduras contêm alguma quantidade de Vitamina C, o que ajuda a suprir a necessidade de consumo diário de cada pessoa. Entre suas principais fontes, estão: laranja, brócolis, couve, salsa, acerola e pimentão amarelo. Uma vez presentes em sua rotina alimentar, tais alimentos têm o poder de potencializar os benefícios dessa substância na saúde e beleza da sua pele.

2. Evite banhos muito quentes, pois eles ressecam a pele

Com o frio se aproximando, a tendência é que os nossos banhos fiquem cada vez mais quentes, não é? No entanto, é preciso lembrar: a água em alta temperatura pode causar o ressecamento da pele. Por isso, o ideal é optar por banhos com água morna, sem exageros, e não demorar mais do que dez minutos embaixo no chuveiro.

Falando em banho, aqui vai uma superdica para a hora de escolher um sabonete: prefira aquele que tiver o pH menor ou igual a 7. Os em barra, normalmente, possuem um pH maior, por isso, os sabonetes líquidos costumam ser a melhor opção.

3. Aplique protetor solar e labial

Não é porque o sol não apresenta tanta intensidade nessa época do ano, que o protetor deixa de ser necessário. Pelo contrário, seu uso é recomendado durante o ano inteiro, inclusive em dias chuvosos ou nublados. A dica é investir em protetores solares com hidratante para as épocas mais frias, afinal, hidratação nunca é demais.

Outro cuidado muito importante é com os lábios, já que com o frio eles podem rachar e até mesmo desenvolver lesões. Por isso, tenha sempre na bolsa um protetor hidratante labial.

4. Invista na hidratação – seja com cremes ou pela ingestão de água

A água desempenha uma série de funções no nosso organismo e é o melhor hidratante que existe. Por isso, é recomendado consumir pelo menos 2 litros de água por dia. Assim, você garante hidratação à pele e ainda beneficia o corpo como um todo.

Os hidratantes em formato creme ou loção também podem ser grandes aliados, principalmente após o banho. A dica é secar a pele delicadamente e, na sequência, aplicar o produto na pele ainda úmida, a fim de potencializar o seu efeito.

Para quem gosta de esfoliar a pele, a boa notícia é que esse cuidado também serve para o outono. Isso porque a esfoliação vai remover as células mortas, reduzir o acúmulo de sebo e deixar a pele pronta para receber a hidratação.

5. Consulte sempre o seu médico

E aqui vai mais uma dica fundamental para quem deseja investir nos cuidados com a pele no outono: procure um especialista. Em apenas uma avaliação, ele poderá avaliar o seu tipo de pele e suas características específicas, identificando as melhores opções para o seu caso. O resultado desse acompanhamento é uma pele muito mais bonita, lisinha e viçosa, livre dos sinais de envelhecimento cutâneo e devidamente hidratada.

A Dra. Jéssica está à disposição para atender você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Entre em contato e agende uma avaliação!

Agende sua avaliação