Peeling
O que é peeling?
São considerados como peeling os tratamentos não invasivos que promovem uma remoção das camadas mais superficiais da pele, através de agentes químicos, físicos, ou ainda, a laser. O objetivo é promover uma renovação das células por meio deste processo de descamação.
Geralmente, eles são feitos para tratamento e atenuação de manchas, rugas, linhas de expressão e cicatrizes de acne. Contudo, o peeling também é capaz de promover uma melhora na firmeza da pele através do estímulo à formação de fibras de colágeno.
Quais os tipos de peeling?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existem dois tipos: o físico e o químico.
Peeling físico
É caracterizado por todos aqueles procedimentos que causam descamação e que utilizam agentes como lixas, aparelhos de microabrasão através de cristais (conhecido popularmente como peeling de cristal), lixas com pontas de diamante (peeling de diamante) e cremes abrasivos.
A microdermoabrasão com cristais é a técnica mais conhecida e realizada. Ela consiste na utilização de um equipamento que gera pressão na pele enquanto o hidróxido de alumínio é jateado na região para promover a descamação. O procedimento é considerado minimamente invasivo e causador de baixos níveis de desconforto.
Peeling químico
É caracterizado por todos os tratamentos, que utilizam agentes para destruir e regenerar a camada mais superficial da pele. O objetivo é promover uma esfoliação seguida de acelerada renovação do tecido da região. Dentre as substâncias mais usadas para realização dos peelings químicos estão o Fenol, ácido tricloroacético, ácido salicílico, 5-fuoruracil (5-FU) e o ácido retinóico.
Quais as profundidades que os peelings podem atingir?
O tratamento pode ser divido em três diferentes profundidades:
Peeling superficial
É feito para remover a camada mais superficial da pele com pouca descamação aparente e tem como objetivo estimular a formação de colágeno e atenuar marcas de acne e rugas de baixa profundidade.
Peeling médio
Este tratamento faz uma esfoliação visível da epiderme e é capaz de auxiliar no tratamento de marcas, manchas, cicatrizes leves de acne e rugas. Assim, como o peeling superficial, também ocorre um estímulo para a produção de colágeno.
Peeling profundo
Este procedimento é utilizado para atingir camadas mais profundas da pele e atenuar marcas do fotoenvelhecimento, cicatrizes profundas de acne ou acidentes.
Quais os benefícios do peeling químico?
Cada tipo de peeling apresenta uma série de benefícios diferentes, pois são empregados para causas diferentes. Além disso, a profundidade também apresenta influência.
Pode-se destacar como benefícios, em um âmbito geral, as melhoras na produção e sintetização das fibras de colágeno e elastina. Estas proteínas são responsáveis pelo brilho, elasticidade e aspecto jovial da pele.
A atenuação de marcas, cicatrizes, manchas e de linhas de expressão também pode ser obtida através da ação do procedimento. Através dos efeitos do colágeno e elastina, as marcas e rugas são reduzidas, pois, a pele volta a ter elasticidade e firmeza.
Quanto tempo leva para pele se recuperar?
Os pacientes que passam pelo peeling superficial apresentam uma recuperação da pele entre cinco e sete dias. Já aqueles que fizeram peeling médio ou profundo tem uma recuperação total em um período de 30 a 45 dias.
Quais cuidados devem ser tomados após o procedimento?
O tratamento não requer períodos de inatividade ou internação, porém, alguns cuidados devem ser seguidos pelo paciente. Nos primeiros dias, enquanto a pele ainda está se recuperando, deve-se evitar a exposição solar. Caso ela ocorra, um protetor solar indicado pelo médico deve ser aplicado.
A limpeza da região deve ser feita apenas com sabonetes neutros e outros hidratantes, que foram autorizados pelo clínico responsável. Nos pacientes submetidos ao peeling médio ou profundo haverá, após alguns dias, a descamação da pele. Recomenda-se que este tecido não seja puxado sem o aval do médico.
Qual o valor?
A única forma de saber qual o valor do procedimento, é através de uma avaliação minuciosa, onde o médico irá analisar o problema que o paciente deseja tratar e, assim, definir qual melhor método e quantas sessões deverão ser adotadas.