17 de maio de 2021

Celulite e flacidez: como tratar?

A imagem mostra três mulheres ao centro da imagem. Ambas são brancas e vestem lingeries na cor preta. A mulher posicionada no meio possui cabelo castanho escuro, preso, e está abraçando as duas outras mulheres. A mulher à esquerda da imagem possui cabelo loiro, liso e solto, e está com a mão direita posicionada próximo à cintura. A mulher à direita da imagem possui cabelo castanho claro, curto e liso, e está com a mão esquerda posicionada sob sua perna. O fundo da imagem é cinza.

Quando pensamos em contorno corporal, logo imaginamos um corpo mais firme e definido, certo? E para obter esse resultado, primeiro é preciso tratar os pontos que mais causam incômodo nos pacientes, como a celulite e a flacidez. No artigo de hoje, vamos saber mais sobre o assunto e quais as melhores opções de tratamento. Confira!

O que é a celulite?

A celulite é uma condição causada pelo acúmulo de gordura na pele, que ocasiona ondulações com aspecto “casca de laranja” na epiderme. Ela acomete pelo menos 95% da população feminina, de diferentes etnias, sendo mais comum a partir dos 25 anos de idade. Em geral, pode ser percebida em regiões onde a gordura está sob a influência do estrógeno, como nos quadris, coxas e nádegas, além da área das mamas, abdômen, braços e nuca.

O que é a flacidez?

A flacidez é considerada um fator agravante da celulite, e é caracterizada pela falta de sustentação na pele. Com o processo de envelhecimento, o organismo sofre uma diminuição na produção de colágeno e elastina, responsáveis por promover a firmeza e sustentação da pele. Assim, quando sua produção passa a ser deteriorada a um nível superior ao que está sendo produzido, a pele torna-se flácida e sem elasticidade.

Quais são as causas da celulite e flacidez?

Apesar de se apresentarem de maneiras diferentes na pele, a celulite e a flacidez possuem algumas causas semelhantes, tais como: alterações hormonais; envelhecimento; má circulação linfática; sedentarismo; má alimentação e diminuição na produção de colágeno.

No caso da flacidez, ela ainda pode ser de dois tipos: tissular (que ocorre na pele e é mais fácil de ser tratada com procedimentos estéticos) ou muscular (que está relacionada ao tônus presente nos músculos e ocorre com mais frequência nas pernas, braços, abdômen e glúteos).

Como prevenir a celulite e a flacidez?

O primeiro passo para evitar essas condições é através da adoção de hábitos saudáveis no dia a dia, como uma dieta balanceada (rica em nutrientes e vitaminas), beber bastante água e dedicar-se à prática de atividades físicas.

Além disso, hábitos como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gorduras, açúcares e carboidratos devem ser evitados, pois além de não serem benéficos à saúde, também propiciam o surgimento da celulite e flacidez. A dica é sempre optar por atividades e alimentos que beneficiem tanto a pele quanto o organismo em geral.

Tratamentos para celulite e flacidez

Apesar de não serem consideradas doenças, a celulite e a flacidez são problemas que causam incômodo estético em muitos pacientes. Por isso, cada vez mais pessoas estão buscando opções de tratamento capazes de amenizar seus efeitos. E o mercado responde com tecnologias e técnicas cada vez mais seguras e com resultados mais eficazes.

Confira três opções de tratamentos para flacidez e celulite, disponíveis na Clínica Dra. Jéssica Fedrigo:

Microagulhamento

Esse procedimento consiste na utilização de um aparelho chamado Dermaroller®, que possui centenas de microagulhas em um rolo que é passado sobre a pele. Através das puncturas que são feitas na região tratada, o corpo reage naturalmente, estimulando a produção de colágeno e elastina, e fazendo com que, quando o tecido cicatrize, tenha mais firmeza e um aspecto mais liso e livre de ondulações.

Bioestimuladores de colágeno

Através de estímulos à produção de colágeno, é possível conferir um aspecto mais liso, jovem e firme à pele. Os bioestimuladores, quando injetados no corpo, além de promoverem a hidratação da região, também produzem um estímulo à produção de colágeno, atenuando sinais da celulite e da flacidez em diferentes regiões do corpo.

Ultraformer III

O uso da tecnologia dos ultrassons micro e macrofocados do Ultraformer III também é uma opção. Este aparelho atua produzindo pulsos curtos de ondas de calor que atingem uma camada específica da pele para cada região do corpo. Essa elevação da temperatura promove uma resposta natural do corpo, que estimula a produção de novas fibras de colágeno, contribuindo para a melhora na aparência de celulites e da flacidez. 

Agora que você já conhece algumas das opções disponíveis na Clínica, basta agendar uma avaliação. Assim, a Dra Jéssica poderá analisar as suas características e necessidades, para determinar o melhor protocolo de tratamento para o seu caso.

Agende sua avaliação