24 de janeiro de 2022

Envelhecimento da pele: como evitar?

A imagem mostra uma mulher branca, posicionada de perfil. Ela tem cabelos castanhos, presos em um rabo de cavalo. Com uma das mãos, apoia o queixo e mantém a expressão passiva olhando para baixo. O fundo da imagem é laranja claro.

Você sabia que é possível prevenir os sinais do envelhecimento na pele? Pacientes com menos de 30 anos podem usufruir de alguns tratamentos estéticos que dão sustentação, melhoram a qualidade dos tecidos e previnem as rugas, como o Botox®, o Ultraformer 3, o microagulhamento e os bioestimuladores de colágeno. A seguir, conheça mais sobre o processo de envelhecimento e entenda por que estes tratamentos são tão eficazes.

Como ocorre o envelhecimento da pele?

Quando o organismo é jovem, produz uma infinidade de células, que completam seu ciclo, morrem e são substituídas por novas. Quando o corpo envelhece, essa renovação celular ocorre de forma mais lenta, deteriorando o tecido fibroso e reduzindo as taxas de colágeno e elastina – proteínas responsáveis pela sustentação da pele.

Além disso, com o passar do tempo, o organismo acumula anos de exposição à radiação UV, que causa danos ao DNA e acelera o processo de envelhecimento. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia-idade. Ou seja, é preciso adotar cuidados precoces, que mantenham a jovialidade da pele mesmo com a ação do tempo.

Com que idade devo iniciar os tratamentos estéticos?

Em geral, os sinais do envelhecimento da pele começam a surgir a partir dos 30 anos de idade, como o aprofundamento de rugas, perda de massa e aumento da flacidez. Em pacientes jovens, que ainda não apresentam tais características, são indicados os tratamentos da estética preventiva. Eles podem ser iniciados a partir dos 25 anos (quando a face apresenta apenas linhas finas), mas, em geral, não existem contraindicações para pacientes a partir dos 18 anos – apenas deve-se avaliar a real necessidade e visar resultados naturais.

Evite os sinais do envelhecimento na pele

A fim de manter a jovialidade por mais tempo, os tratamentos estéticos preventivos têm se tornado cada vez mais populares. Conheça abaixo as principais indicações da área:

Microagulhamento

O microagulhamento é uma técnica que utiliza agulhas muito finas, com espessura menor do que a de um fio de cabelo. Elas penetram na pele e estimulam a renovação celular, melhoram a circulação e aumentam a produção de colágeno. Os resultados são gradativos e se tornam mais evidentes ao longo dos meses pós-procedimento.

O método é indicado para pacientes que apresentam linhas finas, especialmente na região da testa e do bigode chinês. Além disso, trata níveis leves de flacidez facial, tornando a pele mais viçosa, saudável e com menos sinais do envelhecimento.

Bioestimuladores de colágeno

Assim como o nome sugere, são substâncias que estimulam a produção de colágeno (substância responsável pela sustentação, firmeza e elasticidade da pele). Quando esta proteína é produzida em menor quantidade, as rugas se tornam mais perceptíveis e o índice de flacidez aumenta.

Desta forma, os bioestimuladores deixam a pele mais estruturada, menos vulnerável aos sinais do tempo e com aparência jovial. Alguns produtos auxiliam, ainda, no preenchimento de massa perdida com o envelhecimento, como o Ellansé® (produzido à base de Policaprolactona).   

Ultraformer 3

O Ultraformer 3 é um aparelho de última geração, que utiliza a tecnologia do ultrassom microfocado para os tratamentos faciais. Ele atinge camadas profundas da pele, diminuindo a flacidez e estimulando a produção de colágeno.

O tipo de protocolo adotado varia conforme a necessidade de cada paciente, podendo rejuvenescer áreas, como pálpebras e lábios, e melhorar a aparência de rugas e linhas de expressão.

Botox®

A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox®, tem poder paralisante, que relaxa os músculos faciais. Desta forma, as rugas causadas pelo movimento constante da face não ganham profundidade, tornando a aparência mais jovial.

Esta substância age inibindo a ação dos neurotransmissores responsáveis pela contração muscular. O efeito do Botox® é temporário e demanda sessões de manutenção para manter a eficácia. A aplicação é especialmente recomendada a pacientes que desejam evitar o surgimento de rugas características do envelhecimento da pele, como os pés de galinha, as linhas da testa e entre as sobrancelhas.

Agende sua avaliação