Escleroterapia

Na foto, é possível ver apenas as pernas e braços de uma mulher, que está à direita de quem vê. Ela toca sua canela esquerda de forma suave.

O que é escleroterapia?

Escleroterapia é o nome dado para o tratamento que objetiva diminuir ou eliminar vasinhos e varizes de pequeno e médio porte. Este procedimento apresenta-se como uma alternativa às cirurgias, pois é pouco invasivo e não exige downtime, ou seja, um tempo de recuperação.

Antes de compreender como são feitos os tratamentos de escleroterapia, deve-se entender o que são as varizes. As varizes (ou vasinhos, em casos mais brandos) são veias, geralmente da parte inferior do corpo, que surgem por conta de predisposição genética e hábitos cotidianos criadores de um aumento na pressão da região.

Normalmente, elas têm aparência dilatada e tortuosa, e representam um problema estético, apenas. Contudo, em algumas pessoas, as varizes causam dores e podem aumentar o risco de doenças circulatórias.

Como é feita a escleroterapia?

Atualmente, existem diversas formas de realizar a escleroterapia. Dentre elas, estão:

Escleroterapia com substância líquida

É indicada para casos de varizes com até dois milímetros e para pessoas que possuam vasinhos. Através de injeções diretas nas varizes, o líquido cria uma irritação na veia, que se torna uma inflamação controlada, promovendo um desaparecimento completo quando cicatrizada.

Geralmente, o líquido mais utilizado é uma solução de glicose a 50% ou, em alguns casos, 75%. Uma das vantagens desta opção é a sua biocompatibilidade, que a torna um elemento de fácil absorção pelo organismo.

Escleroterapia a laser

A Dra Jéssica Fedrigo utiliza neste tratamento a plataforma Spectra™ XT, que conta com laser Nd-Yag de 1064 nanomilímetros de comprimento de onda. Esta configuração é a tecnologia mais eficiente para redução de varizes, pois além de promover resultados superiores, exige sessões de apenas 20 minutos, em média.  

O Spectra™ XT identifica a área de atuação por conta da diferença de tonalidade em relação à pele, e através de um efeito da energia térmica sobre as veias, elas são cauterizadas. Após o tratamento ser finalizado, o corpo passa a absorvê-las, eliminando sua visibilidade.

O médico ainda pode optar por realizar uma escleroterapia com espuma. Neste método, uma substância densa, feita à base de um líquido esclerosante, é injetada na região das varizes e guiada para o local específico com a utilização de ultrassom. 

A escleroterapia com laser do Spectra™ XT pode ser feita no rosto?

Sim! Pacientes que apresentem casos de vasinhos no rosto podem optar pelo tratamento a laser. Nestes casos, os raios colimados agem através do efeito fototérmico, esquentando os vasinhos e causando sua cauterização e destruição.

Quais os cuidados necessários após o procedimento?

Cada método de escleroterapia pode exigir alguns cuidados específicos, mas, no geral, recomenda-se que o paciente:

  • Utilize meias de compressão elásticas durante três semanas.
  • Evite exposição solar, por, no mínimo, duas semanas. Após este período, o protetor solar deve ser aplicado regularmente.
  • Exercícios físicos intensos também serão vetados por 15 dias.

Quantas sessões são necessárias?

O montante total de sessões da escleroterapia para tratar varizes ou vasinhos depende de alguns fatores, que devem ser avaliados por um médico de forma prévia.

Nesta análise, o clínico irá averiguar as regiões onde as varizes estão localizadas, qual o tipo, causa e o porte das veias. Apenas com todas estas informações, ele poderá definir o método de tratamento e, assim, dividi-lo na quantidade de sessões necessárias.

Qual o valor da escleroterapia?

Pelas mesmas variáveis que devem ser analisadas para determinar o número de sessões, o valor do tratamento da escleroterapia também só pode ser definido após uma avaliação clínica. Essas informações permitirão ao médico definir o valor final do tratamento. Por isso, para obter-se uma resposta concreta para esta questão, é recomendado que o paciente procure um médico experiente e de sua confiança.

Agende sua avaliação