Flacidez corporal

Na foto, apenas um braço e uma mão aparecem. O braço está estendido enquanto a mão aperta a porção do tríceps, expondo a flacidez da região.

O que é a flacidez corporal?

A flacidez corporal é um processo que ocorre no corpo por conta do envelhecimento. Apesar das causas biológicas normais, esse problema pode ser acelerado por conta de maus hábitos adotados durante a vida, como a má alimentação, sedentarismo e tabagismo.

Naturalmente, a partir dos 25 anos de idade, o organismo começa a ter um decréscimo na produção de colágeno e elastina. Estas proteínas são responsáveis pela firmeza e sustentação da pele. Conforme o colágeno passa a ser deteriorado a um nível superior ao que pode ser produzido, a pele torna-se flácida e sem elasticidade.

Quem pode desenvolver a flacidez corporal?

Como já citado, as pessoas desenvolvem flacidez corporal naturalmente com o passar do tempo. Contudo, por conta de hormônios, as mulheres, após a menopausa, tendem a apresentar quadros de perda na firmeza da pele. Idosos de ambos os sexos, pessoas que perderam grandes quantidades de peso de forma rápida e aquelas que possuem pele clara e expõem-se ao sol sem proteção, também são grupos que possuem mais propensão à flacidez corporal.

Como tratar?

Existem diversas maneiras de tratar a flacidez através de estímulos à produção de colágeno. Uma delas é através do uso de bioestimuladores. Estas substâncias, quando injetadas no corpo, produzem um estímulo para retomada na produção das fibras de colágeno e promovem uma hidratação da região, atenuando marcas e linhas de expressão que tenham surgido em virtude da flacidez.

Estes estimuladores de colágeno são todos biocompatíveis, ou seja, não apresentam uma rejeição e, podem ser absorvidos pelo organismo. Os resultados que promovem podem ser vistos, em alguns casos, por até quatro anos.

O uso da tecnologia dos ultrassons micro e macrofocados do Ultraformer III também é uma opção. Este aparelho atua produzindo pulsos curtos de ondas de calor que atingem uma camada específica da pele para cada região do corpo. Essa elevação da temperatura promove uma resposta natural do corpo, que estimula a produção de novas fibras de colágeno. Os efeitos do Ultraformer III continuam surgindo durante quatro a seis meses após a sessão e seguem perceptíveis por mais de um ano.

Outra opção de tratamento para flacidez corporal é o Microagulhamento. Esse procedimento consiste na utilização de um aparelho chamado Dermaroller®, que possui centenas de microagulhas em um rolo que é passado sobre a pele. Através das puncturas que são feitas na região tratada, o corpo reage naturalmente, estimulando a produção de colágeno e elastina, e fazendo com que, quando o tecido cicatrize, tenha mais firmeza.

Dada a variedade de tratamentos disponíveis, é aconselhado que a pessoa procure um médico e passe por uma avaliação, para assim saber qual a melhor opção para o seu caso. 

Como prevenir o surgimento da flacidez corporal?

A melhor forma de prevenir a flacidez é através da adoção de bons hábitos.

Uma dieta balanceada, rica em proteínas e alimentos com alto valor biológico, é um hábito a ser adotado. Uma ingestão de vitaminas A e C são fundamentais para combater os radicais livres e realizar a manutenção da produção de colágeno.

Cigarros, refrigerantes, doces, frituras, alimentos processados e ricos em sódio devem ser evitados, pois agravam a degradação das fibras de colágeno e elastina através dos radicais livres. Atividades físicas são grandes aliadas para o combate à flacidez corporal. Os exercícios tonificam a musculatura, fazendo com que o corpo diminua a massa gorda e, assim, apresente menos flacidez.

Qual o valor do tratamento?

Como cada pessoa apresenta um nível de flacidez, que pode ocorrer em diversas áreas do corpo, o tratamento e o protocolo podem variar e, por conta disso, o valor é diferente para cada caso. Então, a única maneira de definir o valor para tratar a flacidez corporal é mediante uma avaliação médica minuciosa.

Agende sua avaliação