Onicomicose

A foto mostra apenas dois pés e duas mãos de pele branca. As mãos tocam os pés de maneira suave.

O que é a onicomicose?

Onicomicose é o nome dado àquelas infecções nas unhas causadas por fungos. Sua proliferação é mais comum na região dos pés, pelo fato de ser um ambiente úmido, quente e, na maior parte do dia, escuro. Contudo, essa condição também pode ocorrer nas mãos. As unhas são acometidas, pois são ricas em queratina, que é o seu principal alimento.

Quais os tipos de fungos?

As infecções podem surgir em todas as regiões das unhas. Por isso, é importante saber o nome de cada uma delas. Quando se fala da borda ungueal distal, trata-se da região mais extrema da unha, aquela que é cortada. Por borda ungueal lateral, como o próprio nome se refere, fala-se da borda lateral. Já a borda ungueal proximal é a região onde inicia-se a unha, e a lúnula é aquela parte mais clara, logo acima da borda proximal.

A onicomicose pode ocorrer por conta de diferentes fungos e apresentar-se com sintomas diferentes. As infecções causadas por fungos dermatófitos são as mais comuns, e geralmente acometem as regiões distais e laterais. Porém, pode ocorrer o surgimento de manchas brancas que, caso não sejam tratadas, evoluem para uma onicomicose distrófica total.

Dentre os sintomas que se manifestam, estão unhas opacas, esbranquiçadas e espessas. Muitas pessoas também observam um descolamento dos cantos. Os casos de onicomicose em toda unha apresentam também fragilidade nas unhas e, deformação devido às quebras a partir da lúnula.

Onicomicoses também podem ser causadas pelo fungo da cândida. Nestes casos, o paciente apresenta inflamação, dor e vermelhidão da pele ao redor da unha. Em casos severos, a unha torna-se marrom ou amarelada e, com o passar do tempo, ocorre sua destruição total.

A onicomicose é contagiosa?

Sim, através de um contato direto, ou compartilhamento de utensílios para corte de unhas, pessoas com onicomicose podem passar o fungo para outras, e, até mesmo, infectarem outras áreas de si mesmas.

Quais os tratamentos para onicomicose?

O melhor método de tratamento para cada caso só pode ser determinado por uma avaliação médica detalhada. Contudo, a onicomicose pode ser tratada com uso de remédios tópicos, orais, ou através do laser Spectra® XT.

Geralmente, o tratamento para casos leves, consiste na aplicação de cremes e soluções de forma tópica. Porém, o uso de medicamentos orais ocorre em pacientes que apresentam quadros de múltiplas unhas infectadas, ou uma taxa de acometimento acima de 30% do tecido infectável.

Como é feito o tratamento com Spectra® XT?

A plataforma Spectra® XT é considerada uma das mais modernas e tecnológicas opções disponíveis no mercado. O aparelho é capaz de projetar feixes de luz de alta potência em um local preciso, atingindo somente o alvo predeterminado.

O tratamento para onicomose é feito por laser com comprimento de onda de 1064 nanomilímetros. Através de um efeito foto-térmico, o Spectra® XT eleva a temperatura do local onde o fungo está instalado e o desabilita. Quando o agente se encontra enfraquecido, o médico pode sugerir a associação de medicações tópicas ou orais para sua eliminação.

Além de debilitar o corpo infeccioso, o laser também promove um aumento na circulação sanguínea do local, que, por sua vez, eleva a presença de proteínas (queratina, colágeno e elastina) na região, auxiliando na recuperação dos tecidos acometidos.

É possível fazer tratamento caseiro para onicomicose?

A automedicação e tratamento de uma infecção por uma pessoa leiga pode acarretar consequências como uma falsa cura. Situação em que o fungo não foi eliminado corretamente e, em um futuro, voltará a manifestar-se. Toda a remediação deve ser feita através de uma consulta com um médico.

Quantas sessões com Spectra® XT são necessárias?

O número de sessões para tratamento da onicomicose varia entre cada caso, pois o fungo pode apresentar-se de forma mais severa em alguns pacientes e mais branda em outros. Por isso, a única maneira de definir quantas sessões são necessárias, é através de uma avaliação médica minuciosa.

Apenas quando o clínico dispõe das informações em relação a qual fungo está presente nas unhas do paciente, área total acometida e gravidade da infecção, é possível determinar um protocolo de tratamento. Então, somente desta forma será possível estipular o número de sessões.

Qual o valor do tratamento para onicomicose?

O valor do tratamento para onicomicose varia de acordo com o tratamento definido pelo médico, área acometida pela infecção e outras questões que variam de paciente para paciente. Por isso, a única maneira de obter uma resposta quanto a esta dúvida, é através de uma avaliação médica.

Agende sua avaliação