Preenchimento labial

Uma mulher bronzeada, de olhos claros e cabelo castanho-claro, está posicionada no centro da imagem, que tem fundo rosa. A mulher usa uma camiseta branca, está levemente inclinada para a direita, com a mão esquerda tocando seu rosto.

O que é o preenchimento labial?

O preenchimento labial é um procedimento estético que tem como objetivo corrigir assimetrias, delinear o contorno, projetá-los e dar volume. Sua realização é minimamente invasiva, pois consiste na aplicação de ácido hialurônico através de agulhas ou cânulas muito finas.

O ácido hialurônico é uma substância que já existe naturalmente no corpo humano, por isso sua utilização não gera riscos de rejeição. No organismo, ele é uma molécula de açúcar responsável por reter água, promovendo hidratação de dentro para fora, além de estímulo à produção de colágeno.

Por que os lábios perdem volume?

Naturalmente, a partir dos 25 anos de idade, o corpo passa a produzir cada vez menos colágeno e elastina e, conforme o tempo passa, a degradação torna-se maior que a capacidade de sintetização destas proteínas. Por conta disso, a pele torna-se mais flácida e, no caso dos lábios, surgem marcas e ocorre uma perda no volume.

Para combater estes sinais, o ácido hialurônico é utilizado. Quando é injetado, ele promove um estímulo à produção de colágeno e elastina. Com isso, o viço da pele é recuperado e o volume também.

Como é feito o preenchimento labial?

Antes das aplicações, uma anestesia tópica é aplicada sobre a região. Assim, não haverá desconforto durante o procedimento.

Em seguida, utilizando uma agulha ou cânula fina como um fio de cabelo, o procedimento tem início. O ácido hialurônico é aplicado em pontos-chave, determinados pelo médico, e logo depois massageado para que haja modelação do lábio e para que sejam evitadas quaisquer assimetrias.

Para quem o preenchimento labial é indicado?

O tratamento é indicado tanto para homens, quanto mulheres que apresentem sinais de envelhecimento, assimetrias e pouco volume. Pessoas que tenham sofrido algum trauma redutor de volume ou projeção, desde que haja a autorização médica, e menores de idade também podem passar pelo procedimento – estes últimos desde que tenham aval dos responsáveis e do médico que fará o procedimento.

Como é o processo de recuperação do preenchimento labial?

Nos primeiros dias, é fundamental que alguns cuidados sejam seguidos para que os melhores resultados sejam atingidos.

O paciente deve evitar a exposição direta aos raios solares, atividades físicas intensas, e a aplicação de cremes ou pomadas que não aquelas autorizadas pelo clínico. Compressão ou massagens nos lábios são vetados, pois podem acarretar uma modificação no posicionamento do ácido hialurônico.

Quanto tempo leva para os resultados aparecerem?

Depois da sessão de aplicações, alguns hematomas e leves inchaços podem surgir nos pontos onde foram feitas as injeções. Geralmente estas marcas somem dentro de dois dias. Conforme estas marcas forem sumindo, os primeiros resultados começam a ficar visíveis. Em geral, a nova forma dos lábios, torna-se completamente visível dentro de três semanas.

Quanto tempo duram os resultados do preenchimento labial?

Geralmente, os resultados das aplicações de ácido hialurônico nos lábios têm uma duração média de 18 meses. Após esse período, recomenda-se que o paciente retorne ao consultório médico para novas sessões de preenchimento labial.

O preenchimento labial com ácido hialurônico é seguro?

Sim! Quando feito por um profissional capacitado, o preenchimento é muito seguro. Outro fator que torna o procedimento sem riscos, é o de que ácido hialurônico é uma substância que já existe naturalmente no corpo humano, então ele é totalmente biocompátivel.

Qual o valor do tratamento?

Cada pessoa possui um caso diferente, pois apresentam quadros com necessidades específicas, por conta disso, cada tratamento tem um valor diferente. E, a única maneira de responder esta questão é através de uma avaliação médica detalhada.

Nesta averiguação, o clínico irá levar em conta todas as variáveis que afetam o tratamento, como, por exemplo, a situação dos lábios, o objetivo do paciente, possíveis contraindicações, dentre outras questões.

Agende sua avaliação