Tratamento para hiperidrose

Na foto, uma mulher branca, usando uma camiseta verde-clao, está com um braço levantado exibindo marca de suor na região das axilas. Ela repousa uma mão próxima a região.

O que é hiperidrose?

Suar é uma ação normal para manter ou baixar a temperatura do corpo. Geralmente, ocorre quando algum exercício físico é praticado em ambientes quentes ou, ainda, em situações de nervosismo ou medo intenso. Porém, algumas pessoas apresentam uma condição chamada hiperidrose, onde suas glândulas sudoríparas tornam-se hiperativas, gerando um quadro de transpiração exacerbada, mesmo em repouso.

Quais os tipos?

A medicina classifica dois diferentes tipos de hiperidrose:

Hiperidrose primaria ou idiopática

Esta condição afeta as mãos, pés, axilas e a face. Acredita-se que ela surge por conta de respostas do cérebro a estímulos emocionais e em virtude da hereditariedade.

Hiperidrose secundaria ou generalizada

Este quadro ocorre devido a efeitos colaterais a algum tipo de medicamento, ou por condição médica, como doenças cardíacas ou pulmonares, câncer, Parkinson, tuberculose, hipertireoidismo e outras. Diferentemente da hiperidrose primária, a generalizada apresenta suor excessivo em todas as áreas do corpo, até mesmo as mais incomuns. Uma das características deste tipo de hiperidrose é o suor excessivo durante o sono.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da hiperidrose só pode ser feito por um médico através do teste de amido e iodo, que consiste na aplicação de uma solução de iodo na região e, após a secagem o amido é posto sobre o local. Caso a união entre estas duas substâncias e o suor apresentem uma tonalidade azul sobre a região, é confirmado que o paciente possui hiperidrose.

Outro exame é o teste do papel. Nesta avaliação, o médico colocará um papel especial sobre a região para que o suor seja absorvido, em seguida, o material será pesado para ver a quantidade de líquido excretado e, assim, definir se há anormalidade.

Quais os tratamentos para hiperidrose?

Como dito anteriormente, a hiperidrose pode ocorrer em virtude de alguma doença já existente ou como um efeito colateral de medicação. Portanto, é importante que uma avaliação médica seja feita antes de um tratamento ser determinado.

Caso o médico averigue a situação e determine que a condição é de hiperidrose primária, alguns tratamentos específicos podem ser feitos. Em casos mais brandos, desodorantes especiais com sais de alumínio podem ser receitados pelo médico para uma diminuição da hiperidrose.

O uso de medicamentos anticolinérgicos, que diminuem a sudorese pelo corpo, podem ser indicados. Contudo, é importante avaliar o local onde a pessoa vive, pois o corpo terá maior dificuldade em transpirar, podendo causar um superaquecimento.

A toxina botulínica pode ser utilizada para tratar a hiperidrose. Ela é aplicada na região que apresenta transpiração excessiva e bloqueia a transmissão da acetilcolina (substância transmissora de informações provenientes do cérebro) nas glândulas sudoríparas do local.

Quando os resultados se tornam visíveis?

O tratamento com toxina botulínica apresenta melhora na transpiração excessiva das axilas, a partir do terceiro dia da sessão de aplicação. Já na região das mãos, pés e cabeça, os resultados surgem após uma semana, em média. Os medicamentos anticolinérgicos levam cerca de duas semanas para fazer efeito.

Quanto tempo duram os resultados?

O tratamento com toxina botulínica pode apresentar resultados por até 8 meses. Após este período, quando o suor começar a retornar, o paciente deve retornar ao consultório para realização de nova aplicação.

Qual o valor do tratamento?

O tratamento da hiperidrose tem um valor que pode variar de um caso para outro. Portanto, para determinar o valor de forma precisa, o paciente deve procurar o médico para realizar uma avaliação médica minuciosa.

Nesta investigação, o clínico poderá determinar se a hiperidrose é primaria, ou, se o quadro é de um problema generalizado, causado por alguma doença pré-existente. Além disso, as regiões que apresentam suor excessivo vão ser averiguadas. Todas estas variáveis influenciam no valor do tratamento e, por isso, apenas com a avaliação é possível determiná-lo.

Agende sua avaliação