Tratamento para olheiras

Foto de uma mulher branca, centralizada, ela usa uma camisa azulada e apresenta um semblante de cansaço, visível por conta das olheiras e por estar levando a mão direita à cabeça.

O que são olheiras?

As olheiras são manchas escuras que aparecem na região abaixo dos olhos, causadas por diversos fatores. Dentre as principais causas estão o estresse (físico e mental), predisposição genética, alergias, tabagismo, alterações hormonais, entre outras. Por ser perceptível imediatamente e causar desconforto estético em muitos pacientes, existem cada cada vez mais alternativas de tratamento para olheiras.

Como surgem as olheiras?

Sua origem pode ser verificada por diversos fatores, que variam de caso a caso. A única maneira de determinar precisamente a razão do surgimento, é através uma avaliação médica minuciosa. Entre as causas mais comuns, estão os fatores genéticos, hábitos adquiridos ao longo da vida (desregulação do sono, estresse, tabagismo etc.). Grandes mudanças, como perda de peso excessiva, ou o envelhecimento natural, também estão aliados ao surgimento de olheiras.  

Quais os tipos de olheira?

A medicina classifica quatro diferentes tipos:

Olheiras vasculares

Manchas de tons escuros, que, geralmente, surgem em virtude da má circulação do sangue, noites mal dormidas e, comumente, em pessoas cuja pele das pálpebras é muito clara e fina;

Olheiras pigmentares

Surgem pelo excesso de melanina ao redor dos olhos, gerando manchas marrons;

Olheiras profundas

Ocorrem, geralmente, em pessoas com falta de volume na região dos olhos. Este “olho fundo” é recorrente em pacientes que tiveram uma perda de peso abrupta e/ou excessiva;

Olheiras mistas

Esse tipo de olheira ocorre quando as pessoas apresentam dois ou três tipos ao mesmo tempo e costuma ser muito comum.

Qual a diferença entre olheiras e bolsas embaixo dos olhos?

Algumas pessoas acabam confundindo as olheiras com as bolsas que surgem na região abaixo dos olhos. No entanto, esta segunda é uma consequência do excesso de gordura em associação à flacidez da pele e dos músculos na região. O surgimento das bolsas pode acarretar uma piora no quadro das olheiras, visto que alguns dos vasos que estão dentro das bolsas acabam dando maior coloração à região perioral.

Qual o melhor tratamento para olheiras?

Para realizar um tratamento correto, primeiramente, é necessário que o paciente procure um médico e passe por uma avaliação. Assim, será possível determinar o tipo da olheira, e então estabelecer o tratamento mais indicado para o caso.

No caso das vasculares, comumente, o tratamento consiste no estímulo à circulação do sangue, para que a região seja clareada. Para pacientes com olheiras pigmentares, geralmente são feitos tratamentos com laser e clareadores, formulados especialmente para o caso.

Nos quadros de olheiras profundas, é importante que a profundidade da região seja restaurada. Para isso, além de fazer um clareamento da região, aplicações de ácido hialurônico podem ser empregadas, já que esta substância faz o preenchimento, volumização e estimula a produção de novas fibras de colágeno.

O Spectra™ XT pode ser usado nestes casos?

Sim, o Spectra™ XT pode ser utilizado no tratamento para olheiras como um clareador. Através dos seus feixes de luz de alta potência, ele promove uma quebra da melanina para que o corpo absorva e assim haja um clareamento da região.  

Quais os cuidados após o tratamento?

Em geral, os tratamentos para olheiras não causam desconforto ao paciente e não demandam tempo de recuperação, ou seja, logo após a sessão, a pessoa já pode retomar suas atividades cotidianas.

Sugere-se apenas que o paciente tome pequenos cuidados como a aplicação de protetor solar e que evite a exposição ao sol nos primeiros dias depois do procedimento. Outros cuidados específicos para cada caso poderão ser recomendados pelo médico.

Quanto custa o tratamento para olheiras?

O preço para o tratamento varia de acordo com o procedimento indicado, número de sessões a serem realizadas, tipo de olheira e outras questões a serem averiguadas pelo médico. Por isso, é imprescindível uma avaliação médica com um profissional capacitado, para que seja realizado o diagnóstico de cada paciente.

Agende sua avaliação